Formas de economizar na administração de farmácias e drogarias.

Já falamos outras vezes sobre a lucratividade das farmácias e drogarias, e você com certeza já sabe que lucro não é apenas aquilo que entra a mais, mas também, aquilo que se deixa de gastar, não é mesmo?
Por isso, hoje a Trier trouxe algumas dicas de como economizar nos gastos de sua empresa. Atitudes como manter as luzes apagadas, usar o ar condicionado com inteligência e evitar o uso de objetos de escritório descartáveis são importantes, mas elas não são as únicas que podem ajudar sua farmácia a cortar custos.

Há outros pontos que podem estar fazendo com que você gaste muito mais, sem nem perceber.

1. Conhecer e analisar com frequência seus custos fixos

É importante que os gestores tirem um tempo mensalmente para analisar todas as despesas fixas, verificar se é possível negociá-las, e onde é possível evitar gastos.

2. Histórico de gastos

Também é fundamental observar qual é o histórico de gastos ao longo dos meses dos anos anteriores, para ter uma previsibilidade dos custos que se terá em cada mês. Assim, é possível planejar as metas e determinar em quais meses a farmácia precisará de um esforço extra para vender mais e suprir as necessidades dos custos fixos e variáveis, garantindo lucro.

Com o Trier Drogarias você tem total controle do seu negócio, conhecendo todos os números e dados em tempo real para uma análise criteriosa das tomadas de decisão.

3. Negociação com fornecedores

Parceiros não são chamados dessa forma à toa. Identifique quem são os fornecedores de quem você mais compra e peça descontos, melhores condições de pagamento, ou brindes por determinado número de compras realizadas. Tudo isso é dinheiro que deixa de sair do seu caixa.

4. Estoque bem planejado

E, obviamente, tenha um estoque bem organizado e planejado para evitar perdas, compras desnecessárias e produtos que vão ficar parados. Isso pode ser organizado observando o histórico de vendas de anos anteriores, mas também, observando o mercado. O que está em alta demanda nas farmácias em geral? Quais itens têm giro certo? E quais deles é melhor comprar com cautela?

5. Tributação correta

Por último, mas não menos importante: tenha controle sobre o cadastro de seus produtos para evitar tributações erradas, tanto com pagamento indevido de impostos, quanto pagamento inferior ao necessário, o que pode gerar gastos com multas.

A Trier possui um sistema chamado Cadastro Inteligente, que auxilia no cadastro correto dos medicamentos e produtos para auxiliar a equipe de contabilidade na geração da tributação, evitando erros.

Quer conhecer mais sobre esta ferramenta?