TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
Setor de insumos para remédios quer mais espaço no mercado externo.
15/10/2012 08:52:13
Indústrias farmacêuticas e e de seus insumos que atuam no Brasil buscam ampliar sua internacionalização, através de negócios de licenciamento com parceiros de diversos países, exportação de produtos e oferta de prestação de serviços para terceiros. Como parte dessa estratégia, 13 empresas participam de amanhã a quinta-feira (9 a 11 de outubro), da feira CPhI Worldwide, em Madrid, Espanha.

"O setor farmoquímico usa muita importação no mundo inteiro, é muito raro um país em que ele não seja deficitário", explica o presidente da Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), José Correia da Silva. "O Brasil não é diferente, há um grande déficit, mas pelo porte que o País tem, deveria exportar mais, ser mais internacionalizado", acredita.
No primeiro semestre de 2012, as importações brasileiras de farmacoquímicos e adjuvantes farmacotécnicos ultrapassaram US$ 1,2 bilhão, enquanto as exportações somaram US$ 435 milhões. Em 2011, foram importados US$ 2,5 bilhões, ante vendas ao mercado externo de US$ 904 milhões. Naquele ano, enquanto as importações cresceram 5% em valor, em relação a 2010, as exportações avançaram 51%. Um dos participantes do Pavilhão Brasileiro da CPhI Worldwide este ano, o laboratório nacional Cristália planeja conhecer inovações em insumos e encontrar novos parceiros comerciais para seus produtos farmacêuticos e farmacoquímicos. Hoje, a empresa exporta para mais de 40 países, principalmente na América Latina, África e Oriente Médio, relata o gerente de Exportação Carlos Manzo.
"Atualmente a participação das exportações no nosso faturamento varia entre 2% e 3%, não porque exportamos pouco, mas porque vendemos muito no mercado interno", diz o executivo. "No médio prazo, há um projeto de obtermos certificação para poder atender os mercados mais regulados, a Europa e os EUA, isso deve representar um grande salto."
Outra participante, a Boehringer buscará na feira negócios na área de terceirização. "Essa é uma forma de tornar a ociosidade rentável para a empresa", diz a coordenadora de Projetos Industriais Giselda Milani. A prestação de serviços para terceiros representa hoje 3% do faturamento do laboratório no Brasil. Já as exportações, para 11 países, são 10,5% da receita.
Com apoio da Abiquifi e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participam também do evento espanhol, EMS, Biolab, União Química, Nortec, Gênix, Formil, MSD, Kin Master, Laif, Extrasul e Eurofarma.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.