TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
ACESSO RESTRITO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
Os perigos da automedicação
30/10/2014 08:52:13
Recorrer à automedicação em alguns casos é permitido, mas utilizar medicamento sem orientação médica em todas as ocasiões pode ser um erro fatal. Um estudo realizado em 12 capitais brasileiras, pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), mostra que, em São Paulo, 83% dos entrevistados costumam se automedicar. Já em Salvador, onde o índice é o mais alto do País, 96,2% praticam a automedicação.
Recorrer à automedicação em alguns casos é permitido, mas utilizar medicamento sem orientação médica em todas as ocasiões pode ser um erro fatal. Um estudo realizado em 12 capitais brasileiras, pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), mostra que, em São Paulo, 83% dos entrevistados costumam se automedicar. Já em Salvador, onde o índice é o mais alto do País, 96,2% praticam a automedicação.Segundo o clínico-geral do Hospital San Paolo, Dr. Bento Carvalho, levar em consideração apenas a opinião de pessoas próximas ou consultas na internet é um erro. ?O problema da pesquisa pela internet é que vários aspectos dos casos não são analisados, assim como as características clínicas individuais não são levados em consideração?, afirma o médico.
O profissional também diz que um dos fatores que colaboram para a perpetuação da automedicação é o receio das pessoas em perderem tempo com uma consulta no consultório ou no pronto-socorro. A situação fica ainda mais grave quando o paciente decide aumentar o consumo do medicamento sozinho.
De acordo com o mesmo estudo realizado pelo (ICTQ), 32% dos entrevistados admitem aumentar a dose por conta própria. ?Os leigos acreditam que se aumentarem a dosagem dos medicamentos terão melhora na eficácia e redução do tempo de uso. Porém, esquecem que a dosagem ideal é obtida por meio de vários estudos e que o aumento do consumo também provoca o crescimento da toxicidade e dos efeitos colaterais da medicação?, declara o médico.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios
02/09/2025
Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).