TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
ACESSO RESTRITO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
O cenário de vendas está em constante mudança
05/02/2015 08:52:13

O cenário de vendas está em constante mudança. A transformação pode ser vista nos estabelecimentos tradicionais, que alguns anos atrás vendiam apenas medicamentos e hoje oferecem grande variedade de produtos de higiene pessoal, cosméticos, dermocosméticos, nutricosméticos, perfumaria e suplementos alimentares, entre outros.
A mudança também pode ser notada quando se analisa o perfil dos funcionários de uma farmácia. Os tradicionais balconistas dão lugar a consultores de venda, que adotam um atendimento mais personalizado, focado na orientação farmacêutica e no esclarecimento de dúvidas. ?Os funcionários da chamada linha de frente, ou seja, com contato direto com o cliente, devem mostrar calor humano e empatia, evitando a venda robotizada e impessoal?, explica o consultor especializado em varejo e bens de consumo e diretor da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, Eugênio Foganholo. ?É necessário estar atento, pois a venda é algo corriqueiro, contínuo dentro de uma farmácia, mas para o consumidor pode ser um acontecimento que ele pode ou não querer repetir?, ressalta.
Antes e depois
No passado, os balconistas eram contratados para desenvolver múltiplas funções dentro da farmácia, como atender clientes, organizar produtos e repor estoque, ou seja, trabalhavam na parte funcional do estabelecimento. Agora, devem possuir o mínimo de qualificação técnica para que possam cumprir as exigências do mercado, legislação vigente e políticas internas da empresa onde trabalham. Mais do que atender os consumidores, é fundamental entendê-los e respeitar suas dúvidas e necessidades. Surge, então, o consultor técnico, aquele que é capaz de interpretar os dados de uma receita médica e orientar o paciente sobre a melhor forma de administrá-lo. Muitas vezes indica correlatos que aumentam a sensação de bem-estar durante o tratamento, por exemplo, antiácidos (quando os medicamentos podem causar algum desconforto estomacal) ou hidratantes especiais para diabéticos, para recuperar a pele lesionada pelas constantes aplicações de insulina.
A mudança de conduta da equipe com o passar dos anos é defendida também pela consultora de varejo e coordenadora do Senac, Ana Claudia Naldinho. Ela ressalta que cabe ao consultor técnico, além de fazer a triagem correta dos clientes para os farmacoterapêuticos, responsabilizar-se por indicar e orientar com precisão o que é melhor para cada cliente. ?Ele pode auxiliar no cuidado da pele e dos cabelos, além de promover o tratamento de algumas doenças específicas, como alergias, dermatites e seborreia, entre outras. Isso faz com que as pessoas se sintam melhor psicologicamente e também agrega na prevenção, manutenção e recuperação de sua saúde?, explica.

Como e onde se qualificar
Para as farmácias se destacarem em meio às concorrentes é importante ter em mente que a diferenciação no atendimento pode ser fator principal na aquisição do produto e na fidelidade do cliente. ?Ao atender, o balconista precisa realizar a dispensação de medicamentos e agregar diferenciais que sejam determinantes para que, em sua próxima compra, o cliente opte novamente pelo estabelecimento?, frisa Ana Cláudia.
Existem muitas opções para a qualificação de funcionários, com formatos e valores diferenciados. Os cursos de Técnico em Farmácia e Balconista de Farmácia, oferecidos pelo Senac, são algumas delas. Há também cursos à distância (EAD), livros específicos, congressos e feiras do setor farmacêutico.
Ainda segundo Ana Cláudia, a reciclagem é fundamental para a correta atuação profissional, principalmente na área da saúde, que está em constante transformação com inovações, novas descobertas, novos produtos, mudanças de protocolos e procedimentos ou normas regulatórias.
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios
02/09/2025
Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).