TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Meta de vacinação 23/05/2011 08:52:13

Uma semana após o fim oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, apenas seis Estados e o Distrito Federal atingiram a meta de vacinar ao menos 80% das pessoas que são prioritárias para receber a dose. Vinte Estados ultrapassaram os 70%. Na média nacional, 73% do público-alvo tomou a vacina.

A campanha, que até 2010 tinha como foco os idosos e os indígenas, neste ano também inclui crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes e profissionais de saúde.

A vacina deste ano imuniza contra três vírus de gripe (dois da sazonal, que é a gripe comum, e também o da influenza H1N1, também conhecida como gripe suína). A dose é única, com exceção das crianças, que devem voltar aos postos para receber outra dose um mês depois da primeira. A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Alagoas, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás atingiram a meta de vacinação. Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Tocantins, Rondônia, Bahia, Pará e Amapá ultrapassaram 70% de vacinados.

O Estado que menos vacinou foi Roraima (31,39% da população vacinada). Enquanto isso, Distrito Federal, Santa Catarina e Paraná ultrapassaram 82%.

A recomendação do governo é que os Estados e cidades que não bateram a meta prorroguem a campanha e mantenham a vacinação. O ministério diz que ?cabe aos gestores locais de saúde definir as estratégias locais para prorrogar a campanha, com base nas coberturas vacinais de cada grupo prioritário?.

Até esta sexta-feira, 79,64% dos trabalhadores de saúde se vacinaram. Esse é o grupo com maior cobertura, seguido por crianças de seis meses a dois anos (77,99%), pessoas com 60 anos ou mais (75,22%), indígenas (49,34%) e gestantes (47,95%).
Compartilhe: