
No Brasil o uso do medicamento não é proibido, porém só vendido com receita médica
Os medicamentos com sibutramina, usados para emagrecer, foram retirados do mercado dos Estados Unidos, Canadá e a Austrália a pedido da agência americana reguladora FDA (Food and Drug Administration, em inglês). Aqui no Brasil o uso da sibutramina não é proibido, porém só vendido com receita médica. Em março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou uma nova regulamentação com o objetivo de tornar a venda do medicamento mais controlada e depois dessa nova proibição, já avisou que está acompanhando a alteração no posicionamento das diversas agências reguladoras.
A endocrinologista e nutróloga, Dra. Ellen Simone Paiva, explica que a sibutramina tem possíveis efeitos colaterais, por isso é muito importante estar atento as indicações e só usar se indicado por um médico. Mas ela defende também que atualmente este é praticamente o único medicamento usado para o emagrecimento, por isso associações que dizem respeito a obesidade e regime defendem a permanência do produto. "As outras opções são os fitoterápicos que não tem eficácia comprovada e as anfetaminas que não indicamos", afirma.
A médica explica que o que acontece é que em pesquisas feitas os responsáveis por regulamentar o uso ou não vem notando mais riscos do que vantagens para quem usa. "Não acho que o medicamento deve ser retirado das farmácias, mas creio que isso pode acontecer já que saiu de mercados importantes como Europa e Estados Unidos. Por aqui está na berlinda", finaliza.
A questão ainda não totalmente respondida é se a droga também aumentaria as chances de problemas cardiovasculares em pessoas sem este histórico. Por enquanto, os estudos apontam problemas em pessoas pré-dispostas.
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.