ACESSO RESTRITO
Mudanças na legislação permitem prescrição medicamentosa e administração de vacinas
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) reuniu na última terça-feira (15/09), na sede de sua Secciona em Sorocaba, representantes da categoria da cidade e da região, no XV Encontro Paulista de Farmacêuticos. Este encontro está acontecendo em 27 cidades-sedes de seccionais do CRF-SP, com o objetivo de discutir as mudanças no que estão sendo introduzidas no funcionamento de farmácias e drogarias de todo o País.
Esses encontros prosseguirão até novembro, debatendo com os profissionais da área a nova farmácia brasileira, que começou a ser desenhada com a nova legislação. A lei 13.021/14 determina que farmácias são estabelecimentos de saúde e estabelece ainda que podem ser prestados serviços como a administração de vacinas e soros, de acordo com o perfil epidemiológico da região, trabalhando conectada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Pela prescrição farmacêutica, o farmacêutico está habilitado a receitar medicamentos isentos de prescrição médica, em alguns casos como gripes e resfriados, desafogando esse tipo de atendimento em pronto-socorros. Os profissionais podem ainda fazer o acompanhamento da terapia medicamentosa, contribuindo para a adesão ao tratamento, analisando possíveis reações adversas, o que, segundo o Conselho Regional da categoria, melhora a eficiência da terapia prescrita, especialmente para pacientes de doenças crônicas. "Nenhum outro profissional entende mais de medicamento do que o farmacêutico. Temos muito a contribuir com a saúde da população e as mudanças na legislação tem justamente esse objetivo", afirmou o presidente do CRF-SP, Pedro Eduardo Menegasso
-
50+: sua farmácia está preparada para esse público?
10/11/2025
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população com mais de 50 anos de idade saltou de 15,1% em 2000 para 27,9% em 2024. E a tendência deve se intensificar nas próximas décadas. Para 2050, esse grupo deve chegar a 42,3% dos brasileiros e, para 2078, estima-se que ele ultrapasse os 50%, impulsionando mudanças profundas na economia, na saúde e nos padrões de consumo.
-
NFC-e passa a ser exclusiva para consumidores finais
13/10/2025
Em abril de 2025, foi publicado o Ajuste SINIEF 11/2025, trazendo uma importante mudança na emissão de documentos fiscais eletrônicos.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios
02/09/2025
Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).