
Foi publicada no Diário Oficial da União, uma norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que permite que redes distribuidoras de medicamentos tenham estabelecimentos próprios e comercializem os produtos. Antes, companhias de transporte de medicamentos não poderiam funcionar no varejo e vice-versa.
Com isso, grandes cadeias de farmácias que tenham centro de distribuição agora estão dentro da lei, assim como grandes redes que tenham muitas unidades em uma região e precisem concentrar o recebimentos os itens em um centro.
De acordo com a Agência, a mudança não deve afetar diretamente o consumidor, embora a nova regra facilite a abertura de novas empresas e, com isso, reforce a concorrência no setor.
Para que possam ter permissão, as interessadas terão de centralizar as atividades de venda e distribuição em estabelecimentos distintos, além de solicitar uma autorização do órgão.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios 02/09/2025 Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população