
Todo mundo, mais cedo ou mais tarde, experimenta crises de dor de cabeça. Para algumas pessoas essa é uma realidade frequente causando muito sofrimento. Existem inúmeras causas, veja:
1- Dores de cabeça sem causa identificável (PRIMÁRIAS): neste grupo estão a enxaqueca e a cefaleia tipo tensão, entre outras menos comuns.
2- Dores de cabeça causadas por outras doenças (SECUNDÁRIAS): a dor neste caso é um sintoma de uma doença subjacente, como por exemplo a meningite, aneurismas, sangramentos, tumores, sinusites, etc.
O primeiro grupo é mais frequente, o segundo, mais preocupante. ?Todo o paciente que sofre com dores de cabeça deve passar por uma avaliação médica minuciosa. Determinar o tipo e possivelmente a causa da dor de cabeça é o primeiro passo para um tratamento correto. A medicação analgésica comum não faz a distinção, alivia os sintomas transitoriamente podendo complicar cefaléias primárias e atrasar o diagnóstico das secundárias?, explica o neurologista Leandro Teles.
Existem ainda a dor de cabeça tensional e a enxaqueca (as duas mais comuns). Acompanhe:
1- Enxaqueca: acomete pacientes de qualquer idade e sexo, sendo bem mais comum em mulheres em idade reprodutiva (12 aos 50 anos). A dor é de intensidade moderada a forte, geralmente pulsátil. A localização é unilateral (esquerda ou direita). A luz, o barulho e cheiros fortes incomodam o paciente. Estes geralmente ficam nauseado e podem apresentar vômitos. O quadro pode durar de quatro a 72 horas se não for adequadamente medicado.
2- Cefaléia Tensional: acomete grande parte da população pelo menos uma vez na vida, mulheres são um pouco mais suscetíveis. A dor é em aperto ou pressão, geralmente acomete os dois lados ou a cabeça toda, a intensidade é de fraca a moderada. A luz e o barulho podem incomodar um pouco, mas em intensidade leve. A dor é mais suportável sendo raramente incapacitante o suficiente para impedir o trabalho, mas causa bastante sofrimento dada a sua frequência e duração.
-
Encontro Farmarcas 2025 movimenta R$ 250 milhões em negócios 02/09/2025 Em mais uma edição, o Encontro Farmarcas 2025 reuniu associados, representantes da indústria farmacêutica e distribuidores em uma programação com foco em negócios, relacionamento e troca de experiências, reforçando o papel do associativismo no mercado, de 27 a 29 de agosto, em São Paulo (SP).
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população