
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) faz um apelo público para que a presidenta Dilma Rousseff vete a Medida Provisória 549/12 que autoriza o comércio de medicamentos fora de farmácias. O prazo para a análise de MP termina essa semana.
Para o presidente do CRF-SP, Pedro Menegasso, colocar esse tipo de medicamento ao alcance da população em supermercados e lojas de conveniência é um incentivo à cultura brasileira da automedicação irresponsável que precisa ser mudada. ?O brasileiro já tem o hábito de se automedicar ouvindo a opinião de vizinhos, parentes, amigos e todo tipo de leigo, se for facilitado seu acesso aos medicamentos, essa situação que já é complexa tende a se complicar. Isso pode gerar aumento de custos ao sistema público de saúde, haja vista que cerca de 30% dos atendimentos de urgência devido à intoxicações no país ocorrem pelo uso inadequado medicamentos? explicou.
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.