Se você é empresário do varejo farmacêutico e quer expandir a sua rede de farmácias, ter um planejamento detalhado é fundamental para alcançar os objetivos.
Você pode começar com uma avaliação do market share da região que atua para entender a sua participação em vendas e se há mais espaço para novas drogarias.
Outro fator essencial para ter sucesso na expansão da sua rede de farmácias é planejar o fluxo de caixa. A montagem de uma nova drogaria certamente impactará com custos elevados e você precisa planejar essa verba no caixa da empresa.
Expansão de rede de farmácias exige tempo de planejamento
Planejar o tempo necessário para aumentar a sua rede de farmácias também é outro fator importante.
A abertura de filiais exige a conclusão de muitas tarefas, entre elas:
- Pesquisa de ponto comercial
- Documentação e registros da nova empresa
- Negociação com fornecedores
- Contratação de equipe
- Integração de sistemas
- Acompanhamento de montagem da farmácia
- Elaboração de materiais de divulgação
- Planejamento da inauguração
Registre e acompanhe todas as etapas
Cada um dos itens que falamos anteriormente necessitará de uma atenção detalhada. Por isso, é fundamental que você registre todas as informações para acompanhar a execução de cada tarefa.
A expansão de uma rede de farmácias requer um trabalho semelhante ao que você fez quando precisou abrir a sua primeira drogaria. Porém, como se trata de uma ou mais filiais, fique atento às exigências na legislação federal, estadual e municipal.
Lembre-se que a vinculação das informações administrativas, financeiras e fiscais das empresas precisa ser feita corretamente.
Busque a assessoria de profissionais especializados para ajudar você nesse processo e, com certeza, você conseguirá expandir a sua rede de farmácias e ter sucesso nos negócios!
Fonte: Farmarcas
- Projeto de lei exige informações em braile nas prateleiras de farmácias, supermercados e padarias 20/02/2024 Pequenas e microempresas poderão ser dispensadas se oferecerem funcionário capacitado para auxiliar
- Brasileiro está comprando mais e de forma menos fragmentada. 27/12/2023 Estudo da Kantar aponta tendência de mais unidades por ida ao ponto de venda em todas as missões de compra.
- Número de consumidores que compram on-line em farmácias cresce 50%, diz pesquisa. 28/11/2023 No Brasil, o consumidor das farmácias está cada vez mais se digitalizando, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IFEPEC. O estudo revelou um aumento significativo no percentual de consumidores que afirmaram ter comprado medicamentos de forma não presencial, demonstrando uma mudança de comportamento nos hábitos de compra.