
O impacto das desigualdades sociais sobre as condições de vida e saúde das populações estão em debate internacional a partir desta quarta-feira (19). A Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS), que acontece até sexta-feira (21), no Rio de Janeiro, foi precedida por uma coletiva de imprensa com a diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
?A conferência coincide com o momento em que, sob liderança da presidenta Dilma Rousseff, governo e sociedade unem esforços para erradicar a miséria e consolidar um modelode desenvolvimento justo e sustentável. Com esse foco, o fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde (SUS)ganha destaque na agenda de desenvolvimento do país?, ressalta o ministro. ?É momento de reafirmar o compromisso original global de saúde para todos, aprofundando o enfrentamento de fatores sociais que determinam iniquidades no acesso à saúde e na forma de viver?.
A diretora geral da OMS, Margaret Chan, destaca a importância de promover uma estratégia global para a ação sobre os determinantes sociais da saúde e o enfrentamento das iniquidades a eles associadas: ?As doenças crônicas não transmissíveis, que hoje constituem um desafio global à saúde, estão diretamente relacionadas aos determinantes sociais da saúde; à forma como as pessoas vivem; a seus hábitos e comportamentos. Este é um desafio que não diz respeito somente a Ministros da Saúde, é uma responsabilidade que recai sobre todos os governos, em seus níveis mais altos, e sobre toda a sociedade?, afirma.
Para articular uma resposta global a este desafio, a Conferência Mundial sobre os Determinantes Sociais da Saúde coloca em pauta o debate sobre o papel do setor Saúde na redução das iniquidades, a importância da participação social e do envolvimento de lideranças comunitárias neste processo e a articulação de governos, em nível local e internacional.
A programação está organizada em cinco eixos temáticos: Governança para enfrentar as causas das iniquidades em saúde: Implementação de ações sobre os determinantes sociais da saúde; O papel do setor da saúde, incluindo programas de saúde pública, na redução das iniquidades em saúde; Promovendo a participação: liderança comunitária para as ações sobre os determinantes sociais; Ação global sobre os determinantes sociais: coordenando as prioridades e as partes interessadas; e Monitorando o progresso: medição e análise para fundamentar as políticas sobre os determinantes sociais.
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.