TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
ATENDIMENTO
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
Automedicação causa 20 mil mortes anualmente no Brasil
09/11/2012 08:52:13
Facilidade em adquirir medicamentos sem prescrição médica e baixo controle das propagandas de produtos farmacêuticos ajudam a colocar o Brasil entre os cinco maiores consumidores de medicamentos do mundo. O agravante é que boa parte dos produtos comprados em farmácias é usada sem orientação médica, causando cerca de 20 mil mortes anualmente de acordo com a Associação Brasileira de Indústrias Farmacêuticas (Abifarma).

A automedicação dificulta o diagnóstico médico, o que pode levar a um agravamento do quadro e induzir escolhas inadequadas de tratamento. A ingestão errada de medicamentos pode causar reações adversas graves, além de ser a principal causa de intoxicações no País, à frente de produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos estragados. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 18% das mortes por envenenamento se deve à automedicação e 23% dos casos de intoxicação infantil, à ingestão acidental de medicamentos.
A clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Raquel Brito, destaca que até medicamentos mais simples e comuns podem causar reações adversas severas. ?Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios são medicamentos popularmente usados sem indicação médica e são os principais responsáveis por quadros de intoxicação?, alerta.
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.