
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda
de um chá e de dois produtos emagrecedores nesta sexta-feira (12). O
chá misto solúvel Funchinane, da empresa Naturelife, foi suspenso pela
constatação da presença de substâncias que não são permitidas em chás:
maltodextrina, sucralose e dióxido de silício.
A empresa afirmou, em nota, que "vai atender a determinação da Anvisa e todas as medidas legais serão adotadas com base na legislação vigente".
Já os medicamentos emagrecedores Bio Waist Spirulina em cápsulas e Bio Waist QS ? Quitosana e Spirulina em cápsulas, da empresa La Mata Laboratório Botânico Ltda, foram suspensos por não terem registro na Anvisa.
Segundo a empresa La Mata, que trabalha com fitoterápicos, ?devido ao fato de as exigências da Anvisa serem grandes com relação a medicamentos dessa área, a empresa vai voltar para o segmento de alimentos e está se adequando para obter o registro dos produtos como suplementos alimentares?.
Recentemente, a Anvisa iniciou uma discussão para definir mudanças no registro de fitoterápicos. Em maio, abriu uma consulta pública para atualizar uma lista dos produtos que poderão ter um registro simplificado. A proposta inclui uma diferenciação entre os que tiveram sua eficácia comprovada por testes clínicos e produtos tradicionais. A consulta fica aberta até o dia 22 de julho.
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.