
A fila de medicamentos à espera de registro da Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (Anvisa) passará por alterações para acelerar
demandas de companhias do setor. Até a próxima semana, elas podem
apontar quais produtos devem ser prioritários no processo. A regra até
então era seguir a ordem cronológica.
"As empresas justificam que os produtos próximos de entrar em análise muitas vezes estão superados", diz Antônio Mallet, da Anvisa.
Só será possível fazer trocas entre produtos da mesma empresa, e não "furar" alguma das filas existentes. Não há limite para número de alterações por empresa.
A Anvisa pode recusar a mudança caso julgue que há interesse de saúde pública. A medida passou a valer no início deste mês para medicamentos novos, similares, genéricos e específicos. A nova lista será publicada em junho.
-
Vendas de não medicamentos crescem 110% em cinco anos 01/08/2025 Em 2024, categoria movimentou R$ 19,2 bilhões nas grandes redes de farmácias
-
Farmácias têm até 31 de julho para renovar o credenciamento no Programa Farmácia Popular 31/07/2025 Medida fortalece as ações de monitoramento do Programa para prevenir irregularidades e assegurar o pleno acesso da população
-
Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias 01/07/2025 Em tempos de margens estreitas e consumidores exigentes, eficiência e controle são os grandes diferenciais para garantir competitividade e sustentabilidade no negócio.