
Integrar e articular as áreas técnicas da Anvisa nos assuntos relacionados à descentralização das ações de vigilância sanitária. Esse é o objetivo da criação do Comitê de Descentralização em Vigilância Sanitária, instituído no dia 9 de junho pela Portaria no 788, publicada no Boletim de Serviço no 30.
O Comitê terá caráter permanente e atuará como instância de integração entre as áreas da Anvisa para harmonizar e aprofundar o processo de descentralização em vigilância sanitária. ?A descentralização é diretriz fundamental para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, e todas as áreas da Agência precisam estar envolvidas no processo?, afirmou Patrícia Ferraz, chefe do Núcleo de Descentralização da Anvisa.
Com pautas definidas previamente pela Diretoria Colegiada da Agência, o Comitê será supervisionado pelo diretor responsável pelo Núcleo de Descentralização. ?O objetivo desta aproximação é dar mais força às iniciativas do grupo e tornar mais ágil o cumprimento das metas estabelecidas?, explicou o diretor da Anvisa Jaime Oliveira, que irá coordenar o grupo.
Na última reunião da Diretoria Colegiada da Agência, duas pautas foram estabelecidas para início das atividades do Comitê: a descentralização de Autorização de Funcionamento de Empresas; e o procedimento para a realização de diligências nos Estados por autoridades da Anvisa.
Na primeira reunião do grupo, que deve ocorrer até o fim de junho, serão definidos o cronograma de ação e a periodicidade das reuniões do Comitê.
-
Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo 03/06/2025 Pesquisa avalia cenário da América Latina. No entanto, país cai para a oitava posição em propriedade intelectual
-
Genéricos crescem 7,04% em 2025 09/05/2025 Ao completar 26 anos, os medicamentos genéricos registraram um crescimento de 7,04% nas vendas em 2025, totalizando 553 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março — frente aos 517 milhões contabilizados no mesmo período de 2024.
-
Canetas emagrecedoras só poderão ser vendidas com retenção da receita 17/04/2025 Todos os medicamentos agonistas GLP-1, incluindo Ozempic, Mounjaro e Wegovy, estão na lista de produtos afetados. Entenda a medida.