5 Dicas para o fechamento perfeito do seu caixa.

Ter um bom controle do fluxo de caixa da sua farmácia é fundamental para garantir o desenvolvimento do negócio. Confira nesta matéria 5 dicas essenciais para o fechamento do seu caixa.

1. Controle o fluxo diariamente

Muitas farmácias fazem o balanço de custos e lucros mensalmente. Mas o ideal é analisar e controlar o fluxo de caixa com mais frequência. A análise constante garante maior controle sobre os gastos e o auxilia a saber o quanto deve economizar no futuro para não comprometer o saldo no final do mês.

2. Separe as contas pessoais das contas jurídicas

Misturar contas particulares com as contas da empresa é um dos maiores erros que você pode cometer. Ao pagar e receber os valores pessoais e empresariais na mesma conta, fica mais difícil controlar o fluxo de caixa da farmácia e saber como o dinheiro está sendo gasto. Por isso, não misture as contas.

3. Gaste apenas o dinheiro que está em caixa

Muitas farmácias recebem pagamentos de forma parcelada, mas caem na armadilha de gastar os valores antes que as parcelas sejam creditadas na conta. Mas não se iluda: gaste apenas o dinheiro que está em caixa. Caso tenha recebido pagamentos a prazo, deve considerar a entrada de valores somente nas datas em que os valores serão compensados em conta bancária.

4. Não mascarar os registros da empresa

Registrar a entrada e saída de valores sem erros é fundamental para o fechamento do caixa. Caso haja alguma diferença, é preciso corrigir dentro das possibilidades legais vigentes. Mascarar os registros da empresa, além de ser uma prática ilegal, pode comprometer gravemente o fluxo de caixa da farmácia e, consequentemente, os resultados do negócio.

5. Automatize a gestão da sua farmácia

O fluxo de caixa também pode ser automatizado. O Trier Drogarias é um sistema completo de gerenciamento para farmácias que oferece ferramentas específicas para efetuar os registros e auxiliar nos processos de abertura e fechamento do caixa. Invista também em bons equipamentos, como computadores, leitores de códigos de barras, nobreaks e pin pads.

Se você quer melhorar o fluxo de caixa da sua farmácia e outros setores importantes de sua gestão, entre em contato e fale com nossos especialistas. Vamos encontrar a solução ideal para o seu caso. 

Ref: Farmarcas