Controle de estoque: Reduza custos e perdas e otimize a sua farmácia.

Sabemos que toda empresa busca se desenvolver de forma saudável e lucrativa. Por isso, é essencial uma gestão sólida e em constante evolução. Para facilitar esse objetivo, é importante um bom controle de estoque, que deve ser feito com planejamento sério e muita organização para garantir eficiência empresarial e reduzir custos e perdas.

De forma geral, através do controle de estoque é possível prever necessidades de compra e reposição, reduzindo a incidência de perdas por roubo ou por vencimento dos prazos de validade, otimizando o espaço físico de armazenamento, controlando o uso do investimento, dentre outros. Assim, as demandas da empresa podem ser atendidas sem excessos e prejuízos.

Dessa forma, podemos dizer que o controle de estoque tem um papel essencial para o sucesso do negócio e é importante no processo de adaptar sua empresa aos novos hábitos de compras das pessoas, estando sempre atento ao giro de estoque, ao inventário e à curva ABC.

Abaixo, conheça mais algumas vantagens de um controle de estoque bem organizado para o processo de gestão:

Acabe com os gastos desnecessários

Um controle de estoque eficiente permite que a empresa identifique produtos em falta ou em quantidade reduzida para a sua demanda. Assim, é possível evitar compras equivocadas ou desnecessárias e reduzindo, consequentemente, o prejuízo.

Fidelize clientes através de satisfação

Um bom controle de estoque também garante que nenhum produto esteja em falta, evitando a prejudicação de uma venda. Assim, você reforça a fidelização dos clientes e garante a sua satisfação.

Conheça seus pontos fortes e fracos

Outra vantagem é a possibilidade de conhecer quais são os seus produtos de maior aceitação no mercado, ou seja, seus pontos fracos e fortes. Com um bom planejamento e análise do tempo de reposição, é possível identificar quais são as mercadorias de maior e menor procura, melhorando assim os pontos em questão.

Sempre preocupados em entregar o melhor resultado, a Trier Sistemas conta com uma ferramenta de Gestão integrada destinada a farmácias com matriz e filiais, permitindo configurar o sistema para uma visão global com análises configuráveis de estoques, contas a receber e recebidas, contas a pagar e pagas, vendas, entradas de mercadorias, transferências entre lojas, acompanhamento do cliente, convênio e caixas de forma centralizada. A ferramenta conta com processos essenciais para o controle de estoque, como:

Replicação de Dados

Permite o monitoramento das movimentações de todas as lojas em tempo real.

Integração Financeira

Viabiliza a ligação entre os caixas das lojas com o caixa financeiro central da empresa, permitindo, assim, conciliação das movimentações nas lojas, na central e nas contas bancárias. Com tudo isso, suas decisões são pautadas em informações corretas e em tempo real.

Gestão de Compra

Através de parâmetros como: Estoque Mínimo, Demanda e Curva ABC, seu amplo painel permite ao gestor de compras elaborar seus pedidos de forma minuciosa, agilizando assim as decisões sobre suas compras, podendo, também, remanejar o estoque excedente de uma loja para outra evitando, assim, compras desnecessárias. Também permite ao gestor o envio/retorno dos pedidos eletronicamente para seus parceiros, sejam distribuidoras ou laboratórios.

Gostou do conteúdo? Então acesse nosso site e saiba um pouco mais sobre o nosso sistema e todas as vantagens que a Trier Drogarias pode oferecer a você.

Para entender um pouco melhor sobre a Gestão de compras e estoque, separamos um vídeo produzido pelo Sebrae explicando a importância dos itens que auxiliam no planejamento e administração do negócio. Clique aqui e confira.

Ref:
Xerpay (importância controle estoque)
Sebrae (como melhorar a gestão de produtos no varejo)