Prepare sua farmácia para as vendas de inverno❄️

Historicamente, o período de outono/inverno é o de maior demanda por medicamentos, sendo uma das estações mais importantes para o setor farmacêutico, com destaque para os MIPS, que são os produtos isentos de prescrição. Trata-se de um acontecimento que mobiliza toda a indústria, puxado pelo aumento das necessidades dos consumidores.

No auge da estação mais fria do ano, é comum o aparecimento de doenças como as rinites, sinusites, faringites, alergias, gripes e resfriados, acompanhadas de sintomas como a congestão nasal e as tosses.

Por isso, é importante estar bem preparado, agindo de maneira preventiva. E, para isso, são necessárias algumas medidas relacionadas à preparação e prevenção do mercado farmacêutico para aproveitar da melhor forma este momento.

Sabemos que as farmácias confiam no sistema de distribuição, mas é preciso estar ainda mais atento, preparando a loja para suprir adequadamente todas as demandas do inverno. Por este motivo, a Trier Sistemas separou algumas dicas que vão ajudar você a esperar por essa estação totalmente preparado.

Antecipe-se e seja eficiente

É importante se antecipar, revisando o planejamento do ano anterior para poder trabalhar melhor com as referências sazonais a fim de conhecer o seu pleno potencial de vendas.

Outro bom motivo para aproveitar são as ofertas especiais que antecedem o pico das vendas. Com o maior volume de vendas e um menor custo de mercadoria, você garante mais produtos por um menor preço. Mas é claro que, além de comprar bem, é preciso vender bem.

O segredo é ser eficiente, toda ação diferenciada precisa ser acompanhada ou precedida de um bom plano para aumentar o número de vendas. A pergunta é: O que fazer para vender bem?

Esteja atento às necessidades

O maior motivo que leva o cliente à farmácia é a sua necessidade. As lojas que identificam as necessidades dos clientes e conseguem atendê-las, criam fidelidade e grandes diferenciais competitivos.

Também é importante a orientação para o uso responsável dos MIPs, conferindo um caráter preventivo e de conforto destes medicamentos para os consumidores, que podem sempre dispor dos produtos em casa nas horas que mais necessitarem, economizando tempo e correndo menos riscos de saúde e segurança.

Além disso, o acesso a esses produtos, com um consumo responsável, proporciona uma diminuição dos custos para o sistema de saúde, permitindo que os recursos governamentais sejam empregados de forma mais eficaz.

Atenção! Nem sempre o consumidor conhece todas as suas necessidades

O cliente não é um especialista em medicamentos. Sobre os MIPs, ele não dispõe de uma lista como no caso de uma receita de prescrição médica. Esta é tarefa dos farmacêuticos: ofereça vitaminas, antitérmicos e descongestionantes, que são necessidades que mais cedo ou mais tarde irão acabar se manifestando.

Esteja bem abastecido

Nessa estação, é comum que a comunidade visite as farmácias e drogarias com mais frequência. Por isso, é fundamental manter a farmácia bem abastecida. Diante de todos os problemas, é importante contar com MIPs como analgésicos, antigripais e xaropes nos pontos de venda, além de também ser muito importante a rápida reposição das prateleiras para que não falte produtos pela grande procura.

Não esqueça de expor de maneira adequada os medicamentos de inverno, sempre na altura dos olhos do consumidor. Agrupar por categoria também faz a diferença, mostrando com mais facilidade os produtos disponíveis e também apresentando ao consumidor as novidades do mercado.

Essas são algumas das formas de conseguir um melhor resultado de vendas nessa estação, lembrando sempre da importância de uma equipe capacitada para ouvir com atenção as necessidades do cliente e não apenas atender, como superar suas expectativas.

Gostou das dicas? Nós da Trier Sistemas estamos sempre dispostos a trazer soluções eficazes que ajudam nossos clientes a gerar mais valor através de inovações tecnológicas e estratégicas. Venha conhecer o Trier Drogarias e se surpreenda!

Ref: Gilson coelho (potencialize oportunidades de venda na sua farmácia outono e inverno)