5 Dicas Trier para uma Gestão mais eficiente de sua Farmácia! 

Com uma gestão eficiente, sua farmácia só tem a ganhar. Confira as dicas Trier para aumentar a produtividade e os lucros do seu negócio! 

O mercado farmacêutico é competitivo e prosperar na área pode ser um desafio para o empreendedor, principalmente se a farmácia não tiver algum diferencial para se destacar dentre tantos concorrentes. E esse diferencial começa internamente, com uma gestão eficiente.

Administrar uma farmácia de forma eficiente é garantir o funcionamento do fluxo de trabalho, otimizar processos, manter um controle adequado de estoque e analisar os números e métricas da farmácia para orientar a tomada de decisão. 

Quanto mais eficiente for a gestão da sua farmácia, mais tempo sobrará para ser dedicado ao atendimento dos clientes, que pode ser um fator decisivo para fidelização.

Nesta matéria, listamos 5 dicas para ajudar você, empreendedor, lapidar as arestas e tornar sua farmácia ainda mais lucrativa, oferecendo um serviço de excelência ao seus clientes.

  • Controle de Estoque

É essencial, para uma boa gestão, que o estoque esteja sempre bem organizado e em dia com as demandas do público, para que não falte produtos.

Ter o estoque de sua farmácia sob controle também pode trazer insights valiosos para campanhas de promoções de produtos encalhados. Com a queima de estoque, você libera espaço para novos produtos que tragam ainda mais lucratividade, de acordo com as pesquisas e relatórios de vendas recentes. 

  • Agilize Processos

Entender como funciona o fluxo de trabalho dos funcionários é outro forte aliado rumo a uma gestão mais eficaz. Saber qual funcionário faz o que, e quanto tempo leva para executar cada atividade te ajudará a identificar os processos que precisam de atenção e melhorias.

Você pode desenhar um fluxo organizacional da sua equipe de trabalho, com a função de cada integrante descrita, em sequência de execução, e deixá-lo nas áreas internas comuns da farmácia, como o refeitório ou o vestiário. Assim, sua equipe terá sempre em mãos todos os processos individuais e podem consultar em caso de dúvidas.

  • Planejamento Estratégico

Essa é uma tarefa que não só as farmácias, mas todas as empresas precisam fazer periodicamente. Planejar o ano, o semestre ou o próximo trimestre é essencial para se ter uma direção clara das ações que serão realizadas, definir campanhas estratégicas de vendas e pensar as compras com antecedência. 

Esse planejamento precisa ser feito com base em dados reais da farmácia, do período anterior, para definir novas metas a serem batidas pela equipe. 

  • Fluxo de Caixa

Estar por dentro do fluxo de caixa da farmácia, ter uma visão geral das entradas, saídas, contas bancárias, contas a pagar e receber é vital para saber como anda a saúde financeira do negócio.

Um trabalho próximo ao seu departamento financeiro pode ajudar a organizar as finanças e planejar o crescimento e expansão da sua farmácia!

  • Contrate um Software de Gestão

Para centralizar todas as informações necessárias para a administração da sua farmácia em um só lugar, contratar um bom software de gestão é indispensável. 

Com o sistema de gestão Trier Drogarias, você tem soluções para todos os tópicos acima dentro da mesma plataforma, alinhando e comparando dados de sua farmácia em tempo real e em uma só tela!

Com uma só ferramenta é possível ter uma visão geral do negócio, ter um controle próximo dos processos diários da farmácia, do estoque e do financeiro, orientação para tomada de decisão baseada em dados reais e muito mais.

Use a tecnologia a favor de sua farmácia, entre em contato com a equipe de vendas Trier para descobrir todas as soluções em gestão que farão sua farmácia crescer em lucratividade!