TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Teste de tuberculose tem resultado 30 vezes mais rápido 13/02/2015 08:52:13

No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, os testes para diferenciar as bactérias que causam a tuberculose de outras responsáveis por doenças micobacterianas ficaram 30 vezes mais rápidos, e pela metade do preço do método utilizado anteriormente para a mesma finalidade. Esses resultados foram obtidos a partir da avaliação de uma tecnologia denominada POCT (Point of Care Test), implantada há um ano e meio no hospital.

Segundo o professor da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica da FMRP, Valdes Bollela, dentre as vantagens do POCT, a principal é a identificação do agente causador da tuberculose, isolados de cultura, em apenas dois minutos, o que permite o início imediato de um tratamento rápido e adequado para o paciente.

De acordo Valdes Bollela, antes da implantação do POCT na rotina de identificação de micobactérias, era feito um teste pelo método da reação em cadeia da polimerase (PCR) e em seguida as amostras eram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz. ?Apesar de rápido, 8 horas, a PCR era realizada apenas duas vezes por semana, enquanto o POCT pode ser feito diariamente, após cada isolamento de micobactéria. Além disso, o custo total da PCR é mais alto e apresenta maior risco de contaminação, o que pode gerar resultados falsos-positivos?, afirma.
Compartilhe: