Levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) aponta que os cinco genéricos mais vendidos no País no mês de maio são cópias legítimas de grandes marcas conhecidas entre os brasileiros, entre elas Novalgina, Viagra e Tylenol.
Com preços em média 50% mais em conta que os produtos de referência, os genéricos geraram R$32 bilhões em economia aos consumidores, desde que chegaram às farmácias há 13 anos, em 2000. A conta é simples: se não existissem a opção dos genéricos, os consumidores teriam gasto R$ 37,2 bilhões a mais do que foi gasto comprando medicamentos no período.
O genérico mais vendido em maio foi o anti-hipertensivo Losartana Potássica, que antes de se transformar em genérico era comercializado como Cozaar. Apenas esse produto foi responsável por 5,63% das vendas totais de medicamentos genéricos no País.
Em seguida vem a Dipirona Sódica, genérico da Novalgina, com 4,74% das vendas do setor. Em terceiro lugar em vendas vem o Citrato de Sildenafila, que fez sucesso como Viagra, com 3,70% das vendas em unidade.
O anti-hipertensivo Atenolol, genérico do Atenol, ocupa a 4ª posição com 3,40% das vendas, seguido do Paracetamol, genérico do Tylenol, com 2,89% de participação de mercado em volume.
Os cinco medicamentos juntos responderam por 20,36% das vendas do mercado de genéricos em maio. Ainda de acordo com a Pró Genéricos, o mercado apresentou crescimento de 15,3% em unidades em maio se comparado com o mesmo mês do ano passado. Os dados são do IMS Health, instituo que audita o mercado farmacêutico no Brasil e no mundo.
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