TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Saiba como orientar os clientes sobre os efeitos dos antidepressivos 10/04/2015 08:52:13

A depressão é uma das doenças mais graves da atualidade, não escolhe sexo ou classe social e é altamente debilitante. Mas seu tratamento ainda é visto com muitas restrições, especialmente quando envolve medicamentos. O preconceito existe e há quem acredite que antidepressivos engordam.

Para o médico psiquiatra e psicoterapeuta Fernando Schneider, a resistência ao tratamento não se dá por que os antidepressivos engordam ou não, mas está associada a, no mínimo, dois fatores: a recusa ao uso de qualquer medicação e a natureza da depressão, que é vista por muitos como uma ?fraqueza?, ou ainda carrega o simbolismo de ser uma ?doença mental?, algo que desvaloriza o indivíduo.

De acordo com Schneider, o melhor tratamento para a depressão é a psicoterapia combinada com a farmacoterapia . ?Há situações nas quais só a psicoterapia, em especial algumas técnicas específicas, pode promover melhora e recuperação de pessoas deprimidas. Nos quadros mais severos não se pode abrir mão do uso de medicações?, diz.

Segundo o médico, os diferentes tipos de antidepressivos funcionam provocando alterações em diferentes sistemas de neurotransmissores no cérebro. Eles aumentam a quantidade destas substâncias nos locais onde os neurônios fazem contato uns com os outros (as sinapses), determinando modificações no funcionamento destes, numa cascata de efeitos. ?Em geral qualquer antidepressivo precisa de duas a três semanas para iniciar seu efeito?, diz.
Compartilhe: