TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Projeto ensina a cuidar dos medicamentos corretamente 13/11/2014 08:52:13

Armazenamento incorreto pode causar alterações na composição.

A população brasileira, muitas vezes, desconhece fatores que levam à degradação da natureza, principalmente quando se trata dos medicamentos e resíduos de serviços de saúde. A ausência de informação promove riscos e danos ao ambiente, pois esses resíduos acabam indo para destinos incorretos e contaminando solo, lençóis freáticos e rios. O problema se agrava quando a população, que armazena medicamentos em casa, não é orientada sobre destinação final e acondicionamento correto dos medicamentos.

Acadêmicas fazem o trabalho de orientação, por isso, a professora Sueli Castilho desenvolveu uma ação de informação sobre Descarte Correto de Medicamentos, na disciplina de Práticas Integradas de Saúde. A ação é realizada, semanalmente, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pinheiros pelas alunas do terceiro ano do curso de enfermagem. São dez envolvidas: Aline Ribeiro, Andressa Cervilheri, Daiane Modus, Érica de Almeida, Giovana Procidonio; Juliana Cruz, Natália de Sousa, Paloma Ramos, Rafaela Montanha e Rosimara Queiroz.

Segundo a professora, pesquisas relatam que mais de 93% das residências brasileiras possuem, pelo menos, um medicamento guardado em casa. São analgésicos, diuréticos, antibióticos, antiinflamatórios, antiácidos e outros. A preocupação é quanto ao armazenamento. ?Quando incorreto, pode causar alterações na composição, diminuindo a eficácia, mesmo estando dentro do prazo de validade?, explica Sueli.

A professora alerta, primeiramente, para uma medida de segurança: é preciso deixar o medicamento em local seguro, fora do alcance das crianças e idosos. Ela também recomenda observar, no rótulo e na bula, a temperatura adequada para conservação. Alguns medicamentos, por exemplo, devem ser armazenados em geladeiras. Pia de banheiro ou de cozinha não são locais indicados para guardar medicamentos, que devem ficar protegidos da luz solar, do calor e da umidade, e sempre longe de fogão ou microondas.

?Também é importante guardar o medicamento na embalagem original, sem remover o rótulo; não deixar o medicamento no interior do carro por muito tempo; e certificar que frascos estejam bem fechados, do contrário, há riscos de contaminação ou alteração na composição?, detalha a professora, que ainda fala sobre o risco de intoxicação pelo reaproveitamento de frascos.

Como descartar corretamente os medicamentos:

? Líquidos (exceto antibióticos) - devem ser descartados na água corrente do tanque, pia ou do vaso sanitário, e as embalagens descartadas diretamente no lixo após a lavagem;

? Comprimidos, drágeas ou tabletes - podem ser dissolvidos em água e descartados em água corrente do tanque, da pia ou do vaso sanitário, e as embalagens descartadas diretamente no lixo.

? Antibióticos líquidos ou sólidos - devem ser encaminhados a uma farmácia ou local responsável pela coleta.

? Medicamentos especiais ? substâncias controladas (tarja preta), antimicrobianos. hormônios, antineoplásicos, imunossupressores, digitálicos, imunomodulatores e antirretrovirais, devem ser encaminhados para locais responsáveis pela coleta: vigilância sanitária, UBS e prefeituras.
Compartilhe: