TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Por que a vacina da gripe nem sempre funciona? 13/01/2015 08:52:13


Em 2015, a gripe será brutal nos Estados Unidos. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país já nota mais casos que o habitual, sendo que o pico da temporada de gripes ainda nem começou. Para piorar as coisas, a vacina desse ano é menos efetiva que o de costume, graças a decisões que foram tomadas há quase um ano. Fabricar a vacina da gripe é meio como adivinhar o futuro, e isso é bem difícil.

A produção da vacina da gripe é um processo lento e antiquado que consiste em cultivá-la em ovos de galinha. O método não mudou muito desde os anos 1940. É por isso que as vacinas da gripe precisam ser formuladas com meses de antecedência e nem sempre apresentam a mesma eficácia. Ainda vale a pena tomar a picada, especialmente se você for jovem, idoso ou tiver a imunidade baixa por qualquer motivo. A dose desse ano protege contra três das quatro cepas (?versões? do vírus incluídas na vacina) que procura combater.

No Brasil, a maior parte das vacinas são importadas dos EUA, o que representa um problema: a cada ano, as vacinas são preparadas misturando subtipos de vírus que estejam provocando surtos de gripe pelo mundo. No entanto, esses são os tipos de gripe que estão causando surtos no começo do ano; aqui no Brasil, as campanhas de vacinação só começarão entre junho e agosto, e nesse meio tempo os subtipos de gripe que causam os surtos já podem ter mudado.

Nesse ano o Brasil terá acesso pela primeira à vacina tetravalente. Ela foi aprovada no final do ano passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estará disponível apenas na rede privada, agora no começo de 2015. Infelizmente, ainda não há previsão de quando ela será disponibilizada na rede pública.
Compartilhe: