TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Planejamento para 2015 14/01/2015 08:52:13

Estratégia é uma palavra que deriva do grego strategos, que significa general no comando das tropas. Uma tropa sem general é um grupo perdido, sem norte, sem saber o que fazer, para onde ir, onde concentrar suas forças e pode acabar perdendo a batalha ou, no mínimo, chegar ao fim com muitos mortos e feridos.

O termo estratégia aos poucos foi evoluindo, passando a incluir habilidades gerenciais, além das militares, e transferindo esta ideia para o meio corporativo, chegamos a um resultado bem parecido. Uma empresa que não traça metas a curto, médio e longo prazo, que não define para onde irão os investimentos, como será sua atuação no mercado, está fadada a fechar cedo ou passar por momentos bastante difíceis.

É por isso que o planejamento estratégico é tão importante. É ele quem dá esse norte, que faz o papel do general, que dita as estratégias de ataque e de ação, é praticamente um exercício obrigatório para que as empresas tracem suas metas e trabalhem a fim de que as mesmas sejam atingidas e até mesmo superadas.

O planejamento reduz o risco de decisões equivocadas que possam comprometer a saúde financeira da empresa. Segundo o gerente de consultoria da GS&MD ? Gouvêa de Souza, Marcelo Menta Jr., diversos fatores são analisados para que as metas sejam traçadas, seja por meio de um planejamento para ganho de market-share, redução de despesas ou apenas a manutenção do status atual.

?Os fatores que justificam a operação da empresa durante o caminho até a meta planejada se desdobrarão em ações que vislumbrarão e que suportarão o plano?, comenta. Para Marcelo, apesar do dia a dia das empresas já estar intimamente ligado ao seu setor de operação, durante o planejamento estratégico, a empresa irá rever os fatores que podem impactar os seus resultados, seja analisando a concorrência, avaliando as condições econômicas do País, tendência do mercado, benchmarkings, etc. ?Muitas vezes, durante o planejamento, as empresas enxergam o seu dia a dia com outros olhos, podendo mudar completamente a sua operação atual em virtude de novas percepções?, diz.

Quando o planejamento estratégico é colocado em prática e não apenas no papel, permite que a empresa veja, com clareza, aonde quer chegar e o que se deve fazer para atingir os objetivos, sem a possibilidade de perder o foco.
Compartilhe: