TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Pesquisadores orientam sobre como descartar medicamentos 31/03/2015 08:52:13

Um projeto de extensão de curso oferecido por uma faculdade de Divinópolis deu orientações à população sobre a forma correta de armazenar e descartar medicamentos e ainda traçou o perfil de medicamentos descartados por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Universidade de Itaúna.

O professor de Farmácia no campus local da Universidade Federal de São João Del-Rey, André de Oliveira Baldoni, coordenou o trabalho. De acordo com ele, os estudantes observaram que os medicamentos vencidos nas casas dos usuários do SUS são, grande parte, para tratar doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares. "Aliado a este problema, percebeu-se que a população e até mesmo alguns profissionais de saúde não conhecem a forma correta de armazenamento e descarte dos medicamentos", explicou.

O estudo foi realizado em 12 unidades de saúde escolhidas pela Semusa. Foram criados grupos para discussão e orientação sobre a importância do prazo de validade, armazenamento e descarte adequado de medicamentos. Foram também coletados os medicamentos vencidos levados pela população.
Compartilhe: