TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Mitos e verdades sobre os antimicrobianos. 07/10/2016 14:30:58

Oriente o consumidor sobre o uso correto

Os antibióticos (ou antimicrobianos) são substâncias de origem natural, sintéticas e/ou semissintéticas que apresentam capacidade de inibir o crescimento ou neutralizar micro-organismos como fungos e bactérias. O mecanismo de ação dos antibióticos varia de acordo com a classe na qual cada um está inserido.

Quanto às propriedades farmacológicas, os conceitos de farmacocinética e farmacodinâmica são relevantes para o melhor entendimento do mecanismo de ação dos antimicrobianos. A farmacocinética estuda a atuação do antimicrobiano no organismo, a partir dos parâmetros de velocidade de absorção, distribuição e eliminação e de seus produtos, sendo o seu conhecimento importante para uma correta adequação da posologia, via de administração, intervalo de tempo entre as doses e, consequentemente, minimizar a probabilidade de desencadear efeitos tóxicos potenciais. 

Já a farmacodinâmica relaciona as concentrações do fármaco com a sua atividade antimicrobiana. Nessa categoria, os antimicrobianos podem ser classificados em tempo-dependentes (têm a ação regida pelo tempo de exposição dos patógenos às concentrações séricas do organismo) e concentração-dependentes (apresentam propriedades de destruição dos micro-organismos em função da concentração).

Os antimicrobianos representam uma classe de fármacos frequentemente utilizada pela população. Porém, são os únicos agentes farmacológicos cujo uso afeta não somente o indivíduo, como também o ambiente hospitalar, podendo alterar a flora bacteriana do local. O manejo inadequado desses fármacos, como suspensão e uso excessivo, não está apenas associado à seleção de cepas resistentes dos micro-organismos, mas também aos eventos adversos, à elevação dos custos pelo tempo prolongado da terapia medicamentosa e ao aumento da morbimortalidade.

Mitos e verdades sobre o uso de antimicrobianos:

Mitos:

  • Em caso de piora clínica, aumentar a dose do antimicrobiano
  • Quando apresentar melhora dos sintomas, suspender o uso do antimicrobiano
  • Reservar os comprimidos restantes do antibiótico para quando houver nova infecção
  • Antibióticos curam gripes

Verdades:

  • Antimicrobianos mancham os dentes
  • Respeitar a posologia do antibiótico
Compartilhe: