TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Ministério avaliará estudo que questiona eficácia do Tamiflu 14/04/2014 08:52:13
O Ministério da Saúde irá fazer uma avaliação ?em profundidade? de um estudo divulgado na última quinta-feira que contesta a eficácia do medicamento Tamiflu (oseltamivir) contra a gripe. Segundo o trabalho, não há evidência de que o Tamiflu seja eficaz contra o vírus H1N1. O máximo que ele faria, diz o documento, seria reduzir a duração da enfermidade de 7 para 6,3 dias.

Já os efeitos colaterais seriam amplos, com náuseas, vômitos e, em casos mais raros, problemas renais e psicológicos O ministério afirma que irá avaliar, além do estudo em questão, outros que possam ser desenvolvidos para ?garantir sempre que as condutas preconizadas estejam baseadas nos mais sólidos conhecimentos científicos disponíveis?. 

A pasta, no entanto, reiterou em nota a indicação do medicamento para o tratamento de casos graves e de pessoas com fatores de risco. ?Essa indicação se baseia em estudos clínicos e é respaldada por recomendações de instituições de referência, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos.? 

O ministério afirmou ainda que ?estudos realizados no Brasil têm confirmado a importância da administração do oseltamivir, rapidamente, nas situações indicadas como medida capaz de reduzir complicações e mortes? causadas pela gripe. Polêmica O estudo, publicado no ?British Medical Journal?, foi elaborado pela Cochrane Collaboration, um grupo de cientistas que investiga a efetividade de remédios no mundo, e é um dos mais abrangentes a contestar alguns dos benefícios do remédio.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), no entanto, mantém a recomendação da droga antigripal. Em 2009, quando houve um surto mundial de H1N1, também conhecido como gripe suína, a OMS recomendou que os países estocassem o medicamento.
Compartilhe: