TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Medicamento para emagrecer: sim ou não? 09/09/2014 08:52:13

O que as fórmulas e medicamentos industrializados podem fazer para ajudar no processo de emagrecimento.

A questão mais polêmica atualmente, certamente, é sobre usar ou não os medicamentos para emagrecer, tanto os industrializados quanto as ?fórmulas? (medicamentos manipulados). Quem condena, argumenta que os medicamentos podem causar problemas como insônia, dor de cabeça, irritabilidade, taquicardia, depressão e até mesmo dependência química. Mas um número crescente de especialistas evita ver os medicamentos como inimigos.

O clínico geral especialista em obesidade, Dr. Paulo Roberto Costa, é um dos que se posiciona a favor do uso de medicamentos como auxílio para emagrecimento. ?Apenas com uma terapia conservadora de dietas e exercícios é muito difícil perder peso, por isso, o uso de medicamentos específicos é fundamental, desde que muito bem orientados e prescritos?, afirma o médico, enfatizando que a dieta e os exercícios não podem ser deixados de lado.
Manipulados e industrializados

Os medicamentos manipulados sofrem as maiores críticas. A vigilância sobre eles é constante. Dr. Paulo Costa explica que existem portarias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que limitam a quantidade de determinadas substâncias nas cápsulas e proíbem a associação de hormônios, laxantes, diuréticos, antiansiolíticos ou antidepressivos.

Entre as fórmulas e os medicamentos industrializados, a grande diferença está no fato de que nesses a dosagem é predeterminada, enquanto as manipuladas contêm dosagens específicas para cada paciente. O médico esclarece que, quando se quer uma associação medicamentosa visando somar ou potencializar efeitos, podem ser manipuladas substâncias na dosagem mais indicada. ?Existem profissionais que optam pela associação medicamentosa de industrializados apenas por não terem opção. É raro encontrar, por exemplo, hipertensos e diabéticos que tomem um único comprimido na manutenção do tratamento clínico?.
Derrubando o mito

Mas e quanto aos danos à saúde? ?A medicação manipulada tem as mesmas contraindicações e efeitos da industrializada. Apenas a desinformação e o preconceito a tornam ?perigosa?, diz o médico. Costa enfatiza, porém, que a escolha de uma farmácia confiável é extremamente importante. ?O segredo está no sal importado pelas farmácias de manipulação, que nem sempre é de qualidade?, alerta.

Segundo o profissional, os medicamentos manipulados agem da mesma forma que os industrializados, desde que a base farmacológica e terapêutica seja rigorosamente igual. ?Deve haver bioequivalência, ou seja, 25mg de femproporex manipulado, por exemplo, têm que ter o mesmo efeito que o equivalente industrializado. Qualquer coisa diferente disso caracteriza fraude e crime?, adverte.

É importante lembrar que tais medicamentos não devem ser usados aleatoriamente, sem a supervisão de um profissional qualificado e preocupado com a saúde e qualidade de vida de seus pacientes. Sob supervisão médica qualificada, a tecnologia farmacêutica pode ajudar, e muito, na conquista do peso ideal e de uma vida mais saudável.
Compartilhe: