Por conta do preço, 50% da população já interrompeu algum tipo de tratamento
Foi lançada nesta segunda-feira (23/11), no auditório Teotônio Vilela, a Frente Parlamentar para Desoneração Tributária dos Medicamentos. A coordenadora da frente, Maria Lúcia Amary, apontou dados alarmantes mostrando que grande parte da população não consegue comprar ou seguir um tratamento médico devido à alta carga tributária.
O presidente executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sérgio Mena Barreto, mostrou ao público cestas com poucos medicamentos, mas que representam grande peso no bolso de quem deles depende, além de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que revelam uma série de riscos à saúde que podem afetar pacientes que interrompem tratamentos médicos. "É preciso reduzir a carga tributária sobre os medicamentos, salvar mais vidas e diminuir o sofrimento de quem tem doenças", finalizou Sérgio.
A carga tributária sobre medicamentos no Brasil é uma das mais caras do mundo. Como consequência disso, cerca de 50% da população já interrompeu algum tipo de tratamento médico, segundo recente pesquisa do Instituto Datafolha.
Maria Lúcia Amary encerrou a reunião avisando que será feito um cronograma de ação da frente parlamentar, além de uma reunião com o governador do Estado. Disse também que serão monitorados os resultados da desoneração dos medicamentos genéricos, para que a medida possa ser ampliada aos demais medicamentos.
- Farmácias têm até 30 de abril para esgotar os estoques de álcool líquido 70% 11/04/2024 A comercialização do álcool líquido 70% nos supermercados e farmácias volta a ser proibida a partir de 30 de abril. A mudança ocorrerá porque a vigência da RDC 766/2022 da Anvisa já teve um prazo de validade estendido por 120 dias, foi expirada.
- Projeto de lei exige informações em braile nas prateleiras de farmácias, supermercados e padarias 20/02/2024 Pequenas e microempresas poderão ser dispensadas se oferecerem funcionário capacitado para auxiliar
- Brasileiro está comprando mais e de forma menos fragmentada. 27/12/2023 Estudo da Kantar aponta tendência de mais unidades por ida ao ponto de venda em todas as missões de compra.