TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Consequências do uso indevido dos produtos para emagrecer 06/03/2015 08:52:13

Sentir-se bem com o corpo é hoje um desafio para a população. Muitos indivíduos, para estarem satisfeitos consigo, desejam emagrecer para aumentar a autoestima. Nessa pressa, não fazem os procedimentos corretos na busca pelos resultados. 
Um dos artifícios é o uso de medicamentos emagrecedores por conta própria, o que pode oferecer um risco à saúde. A coordenadora do curso de Farmácia do Centro Universitário de Araraquara (Uniara), Thalita Pedroni Formariz Pilon, fala sobre como agem esses medicamentos e alguns riscos se não forem consumidos de maneira correta.

Ela conta que a maioria dos emagrecedores são derivados anfetamínicos. "Eles aumentam o número de neurotransmissores no organismo responsáveis por diminuir a saciedade do paciente, como a serotonina. Quanto mais seletivos forem esses medicamentos para o neurotransmissor serotonina, mais eficazes serão, ou seja, mais causarão a inibição do apetite", explica.

Por outro lado, se forem usados de maneira exagerada, podem causar transtornos alimentares como anorexia. "Além disso, podem aumentar a frequência cardíaca e a resistência vascular periférica, o que pode levar a um quadro de hipertensão arterial. Outros sintomas podem ser secura na boca e a sudorese, além de o paciente fica mais estimulado, agitado, entre outros efeitos colaterais", detalha.

Para o uso desses produtos, a professora destaca: "somente sob prescrição médica". "O médico é o único profissional capacitado para avaliar se o paciente realmente precisa do medicamento. Existem diversos tipos de obesidade e é de acordo com elas que ele pode indicar o mais adequado àquela situação?.
Compartilhe: