TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Câncer deve ter quase 600 mil novos casos em 2016, segundo o Inca 30/11/2015 16:33:32

Combate a doença deve se concentrar na promoção de hábitos de vida saudáveis

O Brasil deverá registrar no próximo ano 596.070 novos casos de câncer. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos, e entre as mulheres, 300.870, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), que anunciou as estimativas nacionais e regionais de casos novos da doença para 2016 (válida também para 2017), durante um evento pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer.

O tipo de câncer mais incidente em ambos os sexos será o de pele não melanoma (175.760 casos novos a cada ano, sendo 80.850 em homens e 94.910 em mulheres), que corresponde a 29% do total estimado, mas tem baixa mortalidade. Para os homens, os tumores mais incidentes serão os de próstata, pulmão e cólon e reto. Entre as mulheres, as maiores incidências da doença serão de mama, cólon e reto e colo do útero.

Apesar disso, o vice-diretor geral do Inca, Luiz Felipe Ribeiro Pinto, destacou que, atualmente, o combate à doença que mata 190 mil brasileiros por ano, sendo a segunda causa de morte no País, deve se concentrar na promoção de hábitos de vida saudáveis. Segundo o diretor, um terço dos casos de câncer são evitáveis, e os principais fatores de risco para eles são o tabagismo e a alimentação — que, sozinhos, correspondem a 65% das causas identificáveis.

“Hábitos de vida pouco saudáveis, como o sedentarismo, o ganho de peso, o estresse e o consumo de carnes processadas e vermelhas são os grandes fatores de risco do século XXI. E esse enfrentamento precisa começar na escola. É preciso ensinar para as crianças, desde cedo, que é preciso fazer exercícios e comer de forma saudável, da mesma forma que foi feito com o ensino sobre os ciclos das doenças parasitárias. Só assim poderemos reverter o quadro, afirma.

Compartilhe: