TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Cinco dicas para explorar todo o potencial do público maduro na sua farmácia 29/09/2023 10:03:39

O público maduro deve ser bem trabalhado para que eles tenham uma boa experiência na farmácia. 

O envelhecimento da população é um fato que está relacionado à busca por melhor qualidade de vida e longevidade. No Brasil, o IBGE divulgou, em junho deste ano, o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua e apontou que, em 2022, a parcela de pessoas idosas (com 60 anos de idade ou mais) representava 15,1% da população, frente à estimativa de 11,3% em 2012. Já a população com 65 anos ou mais de idade representava 10,5% do total em 2022. O estudo mostra que, em dez anos, houve um aumento da proporção dessa população no total porque, em 2012, o percentual era de 7,7%.

De acordo com o analista de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, de São Paulo (Sebrae-SP), Maurício Piasentin Salvador, os empresários já entenderam que o idoso, além de ter mais tempo, também tem mais saúde e disposição para novas experiências. “Mas ainda vejo que temos muito a evoluir no entendimento de suas necessidades e seus hábitos específicos”, diz.

Dessa forma, com o aumento da expectativa de vida, o perfil de consumo deste público vem mudando. Em função disso, o mercado tem se readequado para atender. “Com este cenário em transformação, os idosos ainda enfrentam alguns desafios, como dificuldades para localizar um produto, enxergar rótulos ou preços e efetuarem pagamentos por meios digitais. Além da falta de acessibilidade em alguns pontos de venda (PDV)”, ressalta a consultora de marketing e sócia da Agos Consultoria, Luciana Motta.

Confira as dicas dos especialistas analista de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, de São Paulo (Sebrae-SP), Maurício Piasentin Salvador; e consultora de marketing e sócia da Agos Consultoria, Luciana Motta, para conquistar o público da melhor idade:

Cinco dicas para explorar todo o potencial do público maduro no PDV:

1. Conhecer o cliente: entender o que ele realmente quer, o que procura, o que consome e com qual frequência. Para isso, a farmácia deve utilizar melhor o banco de dados, além de ter ferramentas de CRM (Customer Relationship Management).

2. Atendimento – balcão e remoto: investir em treinamento para as equipes de venda, além de revisar ferramentas digitais e organizar ações de relacionamento.

3. Acesso: facilitar o acesso do idoso aos produtos, orientando e sanando todas as dúvidas. As informações devem estar nítidas e com fácil visualização.

4. Comodidade: disponibilizar um espaço onde esse público possa sentar-se para que se sinta confortável e acolhido. 5. Serviços farmacêuticos: oferecer serviços de orientação farmacêutica, orientar sobre uso correto de medicamentos e estimular a adesão ao tratamento. 

Fonte: Guia da Farmácia

Compartilhe: