TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Brasil pode começar vacinação contra meningite B em 2015 11/09/2014 08:52:13

A doença meningocócica é a causa mais comum de meningite bacteriana no País.

O Brasil deve começar em 2015 a vacinação contra a meningite do tipo B, de acordo com expectativa da presidente da Comissão de Revisão de Calendários da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai. Ela explicou que a doença meningocócica é a causa mais comum de meningite bacteriana no Brasil, que ?tradicionalmente é um campeão neste tipo de enfermidade na América Latina?. Dados do Ministério Saúde (MS) registram 1,54 episódio para cada grupo de 100 mil habitantes em 2013. Os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo são os que apresentam as maiores incidências.

Segundo Isabella, até 2010, o meningococo (bactéria causadora da doença) do tipo C era responsável por 80% de meningites no País. A partir daí, com a vacinação em crianças com menos de 2 anos, determinada pelo Ministério da Saúde, os casos diminuíram, embora o vírus ainda circulasse em maiores de 4 ou 5 anos de idade, nos adolescentes e nos adultos. A médica acrescentou que, para a faixa com imunidade, o vilão passou a ser o meningococo do tipo B.

?Era o inimigo número dois e passou a ser o primeiro causador da doença meningocócica. Então, a vacina do tipo B, junto com as que já existem nos tipos A, C, W e Y é a expectativa de prevenir os tipos de doença meningocócica que circulam entre nós. A gente espera ter esta vacina em 2015?, revelou Isabella.
Compartilhe: