TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Anvisa suspende suplementos vitamínicos e diclofenaco potássico 26/02/2015 08:52:13
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (25), a suspensão de três suplementos vitamínicos. Além disso, foi suspenso também o medicamento Reutrite (diclofenaco potássico).

No caso dos suplementos, o motivo da proibição da distribuição e venda é o fato de os produtos não terem  segurança e eficácia comprovada pela Anvisa e o fato de as composições dos produtos não estarem especificadas na Farmacopeia Brasileira ou no Food Chemical Codex, compêndio internacional de qualidade aprovada para alimentos.

Um dos suplementos suspensos foi o Suplemento Mineral Cromo, da  Maxinutri Laboratório Nutracêutico, pela presença da substância cromo glicina complexado.

Os outros dois suplementos suspensos foram o Suplemento Vitamínico Mineral Quelatus e o Suplemento Vitamínico Mineral Quelatus Sênior, ambos da Eurofarma Laboratórios. No primeiro, foi encontrada a substância nicotinato glicinato de cromo e selênio glicina. No segundo havia a substância nicotinato glicinato de cromo e glicinato de selênio.

Segundo o responsável farmacêutico pela Maxinutri Laboratório Nutracêutico, Fernando Ferdinandi, a partir de uma determinação da Anvisa de dezembro de 2014, "todas as empresas produtoras da substância cromo quelato foram notificadas para que fosse feita a adequação do produto, pois o complexo mineral ?quelato? necessita ser substituído por outro mineral autorizado". "A Maxinutri, em atendimento à nova legislação, adotou as medidas necessárias para reformulação do produto cromo quelato, sendo alterada também sua nomenclatura para cromo", afirmou.

Já o laboratório Eurofarma informa que está em contato com técnicos da Anvisa para esclarecer eventuais dúvidas e buscar reverter a situação "já que os produtos não apresentam qualquer risco sanitário". "Os nutrientes ativos da formulação fazem parte da dieta nutricional, são importantes na preservação da saúde e estão presentes nos produtos dentro dos limites diários de ingestão preconizados no Brasil para alimentos", afirmou a empresa, em nota.

Ainda segundo a empresa, os mesmo componentes encontrados nos produtos Quelatus e Quelatus Sênior "também são encontrados na formulação de suplementos comercializados por outras empresas no Brasil e em grandes mercados mundiais".

Diclofenaco potássico
O medicamento Reutreite (diclofenaco potássico), 50 mg, comprimido revestido, fabricado pela Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos, foi suspenso por não apresentar resultados dentro das especificações no ensaio de dissolução, segundo a Anvisa. O remédio é usado para combater dor e inflamações.
Compartilhe: