TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Anvisa suspende lote aplicado em pacientes com câncer 22/07/2014 08:52:13

Decisão foi tomada após a morte de três pacientes.

Depois de três mortes consecutivas - nos dias 10, 11 e 12 de julho -, de pacientes da quimioterapia da Santa Casa de Campo Grande (MS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o uso de um lote do medicamento cinco-fluoracil, o 5-FU. A decisão foi tomada após ser constatado que as três vítimas tomavam doses deste mesmo lote. Por ser a agência reguladora nacional, a decisão vale para todo o Brasil.

A informação foi repassada pela Anvisa à Santa Casa, disse a chefe da Comissão de Controle de Infectologia do hospital, Priscilla Alexandrino, durante coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (18/07).

Conforme o presidente da Santa Casa, Wilson Teslenco, 41 pacientes da quimioterapia também foram medicados com o mesmo lote de 5-FU, mas não apresentaram efeitos colaterais graves ? exceto por uma mulher, que estaria internada, mas passa bem e está prestes a receber alta, acrescentou.

Até o momento, explica Priscilla, foi verificada a aplicação do mesmo lote do 5-FU nos quatro casos de reações graves, além de doses do lelcovorin (ácido folínico), que potencializa os efeitos do primeiro. Os demais lotes do 5-FU não foram suspensos, e, se necessário, podem ser aplicados nos 200 pacientes que hoje fazem quimioterapia na Santa Casa.
Compartilhe: