TELEFONE COMERCIAL : (48) 3658-9870
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ Este é um canal de comunicação direto com a área comercial para obter informações sobre nossos produtos e serviços.
ATENDIMENTO
Anvisa admite falhas no controle de efeitos adversos de anticoncepcionais 15/06/2015 08:52:13
 
Durante audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família, o superintendente substituto de fiscalização, Controle e Monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Daniel Roberto Coradi de Freitas, admitiu que existem falhas no sistema de controle dos efeitos adversos dos anticoncepcionais.
 
Na reunião solicitada para discutir os efeitos nocivos do uso de anticoncepcionais hormonais, a representante do coletivo "Vítimas de Anticoncepcionais - Unidas a Favor da Vida", Carla Simone da Silva, afirmou que a comunidade criada no Facebook conta atualmente com mais de 50 mil seguidores, dando visibilidade ao problema.
 
Para Carla Simone, que sofreu três acidentes vasculares cerebrais por causa do uso de anticoncepcionais, uma das causas do problema com o medicamento é a ausência de fiscalização por parte dos agentes governamentais e a prescrição indiscriminada por parte dos médicos. "Há falta de informação sobre outros métodos contraceptivos, uma venda indiscriminada e um receituário indiscriminado dos métodos hormonais. Só se fala dos benefícios, não se fala dos riscos?, afirma.
 
Daniel de Freitas disse ainda que há falhas também no sistema de notificação da Anvisa, o que leva a uma subnotificação elevada. Ele informou que a Agência está trabalhando para aperfeiçoar os sistemas fundamentais no controle dos efeitos colaterais de medicamentos. "São dois mecanismos de controle, tanto a fiscalização dos laboratórios para garantir a qualidade do produto como o monitoramento dos eventos adversos, e é justamente esse ponto de monitoramento dos eventos adversos que, é claro, a Agência precisa melhorar muito o seu papel."
Compartilhe: