Criando uma estratégia para a personalização.

Entender melhor seus clientes e suas necessidades de forma individual, produzindo o valor que eles realmente desejam é um desafio possível.

O sonho do cliente quando pensa em uma farmácia ou drogaria é ter um local onde encontre atendimento atencioso, soluções para uma vida mais saudável, com conveniência, e que ali resolva grande parte dos seus problemas, 24 horas por dia, perto da sua casa. Espera encontrar realmente um agente de saúde em que os atendentes sejam além de comerciantes, conselheiros e amigos.

O sonho da farmácia ou drogaria é corresponder aos desejos dos clientes, a partir de um conhecimento adequado sobre eles, trabalhar a farmacovigilancia, acompanhando de forma ética o histórico de compras, incentivando-os a não abandonarem o tratamento e sendo o canal de informações e consumo de produtos para a saúde, higiene, perfumaria, beleza e cosmética.

Com o cliente muito mais exigente, a regra principal é percebe-lo e concentrar o atendimento no individual, dedicando-lhe atenção, para ser capaz de resolver seus problemas de forma personalizada, oferecendo promoções especiais e personalizada, entrega programada para clientes permanentes, e-commerce etc.

Não é mais possível tratar os clientes de forma igual, pois são indivíduos com vontades e características diferentes. Quando se trata de saúde então, vale lembrar que, muitas vezes, saem do consultório medico com duvidas, seja por problema de vergonha ou de instrução, e é na farmácia que esperam compreender sua receita e seu tratamento mais claramente. Associado ao conhecimento e acompanhamento mais próximo dos clientes, o gerenciamento do mix de produtos fica mais contente e pode ser otimizado para alcanças melhores resultados, tanto no atendimento das necessidades quanto no controle de estoque, esse gerenciamento permite trabalhar de acordo com uma realidade de cada farmácia e, consequentemente, do seu publico.

Descobrir novas necessidades dos clientes significa descobrir novas oportunidades de negócios. Quanto mais souber sobre eles, mais valor terão aos seus olhos. Estudos mostram que após a informatização implementada em todo o varejo farmacêutico, novos produtos foram introduzidos ao mix, como: marca própria; produtos sem lactose ou glúten; conveniências; além da oferta de serviços (correspondência bancaria, atenção farmacêutica, orientações nutricionais etc) que passaram a se opções estratégicas na busca da atração, satisfação e fidelização dos clientes.

Na estratégia de personalização, os consumidores estão tanto no fim quanto no inicio da cadeia de valor: o sistema produz o que eles realmente valorizam. Ressurge assim o “prosumer” (Alvin Tofler), ou seja: o cliente como produtos e consumidor ao mesmo tempo, como havia antes da revolução industrial e do marketing de massa.

A estratégia da personalização e suas ferramentas possibilita as farmácias e drogarias entender melhor seus clientes e suas necessidades de forma individual, produzindo o valor que eles realmente desejam. Em um mundo interativo e turbulento como o Brasil vive, somente por meio de geração de valor, é possível buscar relacionamentos produtivos de longo prazo, onde a empresa ajuda o consumidor a comprar e o consumidor ajuda a empresa a vender.

Por Silvia Osso

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *